A tal da ansiedade

Ansiedade. Essa palavra se coloca ao lado da palavra viagens como se fossem duas peças de Lego. Seja qual for o destino, seja qual for o objetivo, elas se atraem. E quanto mais você vai cavando a viagem, organizando seus elementos, tirando uns, adicionando novos ingredientes, a querida amiga-de-todas-as-horas ansiedade chega, deixando até o chão tremer.

E como controla? Ou não controla? Como faz pra ansiedade não ativar seu poder letal de meter seus pés pelas suas mãos e estragar tudo ou atrasar tudo ou dificultar tudo? Uma só palavra sustenta esse castelinho de Lego: organização. Nunca fui uma pessoa organizada. Bem longe disso (mesmo), mas gosto tanto da ideia que por muitas vezes me coloquei nesse lugar de quem é organizado pra saber a sensação e lhes digo uma coisa: é maravilhoso! Planilhas, cronogramas, post-its, lembretes, calendários, marca-textos e tantos outros instrumentos que, aqui, só irão aliviar o peso que a ansiedade trouxe para suas costas.

Conheço casos reais que se resolveram com essa solução, mas o foco é essencial. Sem ele não há organização que se sustente por muito tempo. Faça listas, enumere prioridades, estabeleça prazos para você mesmo, anote na agenda, celular, onde for mais fácil. E siga-os. Adaptar um prazo ou outro é normal, você não pode dominar tudo, e acontece mesmo de algumas coisas não seguirem o fluxo que planejamos, mas não deixe a exceção virar regra, por isso proponha prazos cabíveis, nada de sonhar nesse momento, ponha pé no chão.

Com o passar dos dias, semanas, a sua ansiedade tende a baixar e ficarão apenas os conflitos de última hora – o que é normal – e como você não estará mais no desespero poderá cuidar deles com tranqüilidade.

É isso. Bom planejamento e uma excelente viagem! E se nada disso der certo, calmante natural também ajuda!

Texto escrito de mim para mim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: